Consultoria para Recuperação de Receitas  

Atuação na Administração Pública

Municípios que investem para promover a arrecadação chegam a aumentá-la em 100% (cem por cento) ou mais só no primeiro ano, por criar a possibilidade de efetuar melhor gerenciamento das cobranças e transmitir aos contribuintes maior confiança e organização.

A arrecadação dos tributos (taxas, impostos e tarifas) pelas secretarias fazendárias federais, estaduais e municipais está amparada por leis, como a Constituição Federal, o Código Tributário Nacional e, mais recentemente, a Lei de Responsabilidade Fiscal. Os diversos tipos de tributos pagos pelos cidadãos constituem-se em fundos que alimentam a máquina pública e, uma vez destinados às esferas competentes pelo seu gerenciamento, retornam à população em forma de obras e serviços indispensáveis a toda sociedade. Portanto, a arrecadação tributária desempenha um papel fundamental para o crescimento econômico do país e o bem-estar da nação. Por isso a importância de ela ser organizada, eficiente, transparente e que possa contribuir mais ainda com a ampliação de melhorias nas comunidades como um todo.

A atualização e modernização das leis, estruturação e treinamento dos setores de arrecadação, criação de mecanismos de fiscalização são umas da possibilidades de buscar recuperar receitas na administração pública.

Atuação na Administração Privada

A revisão tributária é um procedimento preventivo pelo qual procura-se identificar por irregularidades nas obrigações tributárias, e evita que as empresas paguem mais impostos do que deveriam, além de recuperar créditos já pagos a mais nos últimos cinco anos. Os créditos tributários são obtidos quando uma companhia paga uma carga de tributos acima do que teria que pagar, e são gerados junto à Receita Federal.

Esses créditos podem ser recuperados por meio de compensação tributária realizada de maneira administrativa. Todo o processo para a retificação desses tributos e a tomada dos créditos é de responsabilidade da própria empresa, que fica encarregada de alertar a Receita Federal e dar início ao processo de aproveitamento dos créditos.

Para isso realizamos  demais serviços para diagnosticar e apresentar soluções para redução de carga tributária e/ou recuperação de receitas fazendárias como:

Análise e conferência tributos para recolhimento (INSS, IPI, ICMS, PIS, COFINS, ISS, IRPJ, CSLL);
Conferência e fechamento de declarações destinadas ao Fisco (DCTF, DACON, GFIP, DIRF);

Processos de Restituição e Compensação;


Atuação na área na esfera administrativa
Impugnação;

Recursos;

Incentivos fiscais e regimes especiais;

Recuperação de crédito e compensação; 

Pedidos de restituição;
Planejamento tributário;

Elaboração de peças;

Recursos;

Relatórios;

Consultoria e pareceres jurídicos;

Pesquisas jurisprudenciais e orientação na área contratual;

Orientação e consultoria para departamentos de empresas envolvidas;

Acompanhamento de processos e andamentos.

©Four T Consultoria. All rights reserved.